FAQ

    Home / FAQ
FAQ

Perguntas e respostas sobre o H1N1

A influenza suína H1N1, ou simplesmente gripe suína, tem gerado diversos casos de infecção no Brasil nos últimos tempos. Com a ameaça de mais uma doença, inclusive com tanta discussão ainda sobre Dengue, Zica Vírus e a Febre Chikungunya, a população em geral fica bastante assustada e acaba sendo bombardeada por uma grande quantidade de informações que, muitas vezes, não falam o essencial. Por esse motivo, neste artigo vamos trazer uma série de perguntas e respostas sobre o H1N1. Acompanhe e tire as suas dúvidas!

1- Essa gripe vem mesmo dos porcos, por isso é chamada de gripe suína?

Sim, ela recebeu esse nome justamente por ser uma doença respiratória que ocorria em sua maioria nos porcos. Porém, de uns tempos para cá, passou a infectar também os seres humanos.

2- Contraio a gripe suína apenas por estar próximo a alguém que está infectado pela doença?

Sim, essa é uma doença contagiosa e, dessa forma, é transmitida de pessoa para pessoa quando tossem ou espirram próximo umas as outras e os vírus acabam por ser transmitidos pelo ar.

3- Como consigo diferenciar se estou com uma gripe comum ou com a gripe suína?

As influenzas humana e suína possuem sintomas similares, que são febre, garganta inflamada, dor de cabeça, tosse, dores no corpo, fadiga e calafrios. Porém, a gripe suína potencializa todos esses sintomas, ou seja, eles ocorrem de maneira mais forte quando você está infectado pela H1N1. Além disso, alguns pacientes também relataram sofrer de diarreia, vômitos e falta de ar.

4- A gripe suína tem algum período para infecção ou uma pessoa pode transmitir durante todo o período em que sofrer da doença?

O vírus da gripe suína é transmitido de pessoa para pessoa a partir do primeiro dia em que ela foi infectada, antes do desenvolvimento dos sintomas e até sete dias ou mais depois de adoecer. Por isso, infelizmente você pode passar a doença antes mesmo de notar que também está infectado.

5- Como posso me prevenir da gripe suína?

Manter a sua imunidade é uma das maiores formas de se proteger do vírus H1N1, por isso, durma bem, pratique esportes, coma de maneira saudável, beba bastante líquido ficando sempre bem hidratado e controle o seu estresse – tudo isso conta com relação a potência da doença no seu corpo. Além disso, outra forma fundamental é lavar bem as mãos, isso mesmo! Se você tocar em superfícies que foram infectadas, facilmente pode ser infectado. Ficar distante de pessoas que estão sofrendo dessa doença também é altamente recomendável.

6- Quais remédios curam a gripe suína?

Os especialistas tem recomendado o uso do oseltamivir, Tamiflu, para o tratamento ou prevenção do vírus H1N1. Esse medicamento antiviral que já costuma combater a gripe comum ajuda a fazer com que a gripe suína não se reproduza no seu corpo e pode fazer com que você sare mais depressa, quanto mais rápido você agir com a inserção de medicamentos, mesmo que com os antivirais comuns, mais branda será a gripe suína caso você seja por ela infectado.

7- Onde eu posso comprar o medicamento?

Devido a epidemia que vem acontecendo desde Março, tem sido muito difícil encontrar o medicamento em farmácias locais. Alguns médicos estão recomendando a procura em farmácias online, pois assim você tem acesso a mais opções. 

8- A gripe suína é uma doença grave?

Essa doença nos seres humanos pode variar entre branda e grave. No caso do paciente chegar à um quadro grave, a gripe suína pode levar à morte, como já foram registrados muitos casos de óbito entre os infectados.

9- Eu posso ficar com gripe suína se eu comer carne de porco?

Não, o vírus H1N1 não é transmitido por meio da alimentação. É seguro comer carne de porco e seus derivados, mas não esquece de cozer adequadamente.

Não encontrou sua resposta? Envie sua pergunta para a nossa equipe médica no info@gripesuina.org